Loja autônoma: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O futuro do comércio varejista está na loja autônoma! Esse tipo de estabelecimento já está presente em diversas cidades brasileiras e não para de se expandir!

Por conta do crescimento do segmento, muitos empreendedores estão buscando mais informações sobre o assunto, tendo em vista que uma loja autônoma pode se tornar bastante lucrativa.

Preparamos este conteúdo para que você possa esclarecer as suas dúvidas e saber tudo que é necessário sobre o assunto. Acompanhe, a seguir, as respostas para as perguntas que as pessoas mais se fazem sobre as lojas autônomas.

O que é uma loja autônoma?

Uma loja autônoma consiste num estabelecimento em que os clientes selecionam e compram os produtos sem o auxílio de funcionários. O consumidor faz tudo sozinho, sem que seja necessário, qualquer tipo de profissional no local.

O trabalho humano é empregado em uma loja autônoma apenas para o gerenciamento das mercadorias, que precisam ser repostas periodicamente nas prateleiras, para que possam ser adquiridas pelos clientes.

O uso dos recursos de inteligência artificial e da tecnologia, de modo geral, fazem parte das lojas autônomas. 

No caso da Onii, por exemplo, o acesso às lojas é feito por meio de um aplicativo, que o cliente precisa baixar em seu celular. No app, ele tem acesso a um leitor de QR Code, que abre a porta do estabelecimento.

Dentro do espaço, o cliente pode escolher os itens que deseja comprar, escanear os códigos de barras dos produtos pelo app e finalizar o pagamento com o seu cartão de crédito.

Onde a loja autônoma fica localizada?

A maior vantagem de uma loja autônoma é que elas podem funcionar em qualquer local. De tal maneira, elas podem ser localizadas em espaços de grande circulação de pessoas, como empresas e condomínios, por exemplo.

Uma loja autônoma que fica dentro de uma empresa pode servir para que os funcionários comprem lanches com facilidade, por exemplo. 

Já os estabelecimentos que ficam nos pátios dos condomínios servem como um mercadinho de utilidades gerais para os moradores do conjunto habitacional.

Além desses espaços, as lojas autônomas podem ser instaladas em coworkings, espaços públicos, como ciclovias, entre tantos outros.

Quais são os principais benefícios da loja autônoma?

A loja de conveniência autônoma traz diversos benefícios, para os empreendedores e clientes. Observe, a seguir, os principais deles!

Economia de recursos

Para os empreendedores, a loja autônoma proporciona economia de recursos. Isso porque não será necessário contratar vendedores ou operadores de caixa.

O próprio empresário pode se responsabilizar pela reposição das mercadorias. Inclusive, pessoas  que trabalham em outras atividades podem empreender no segmento e fazer esse trabalho em seus horários de folga, para ter uma renda extra.

Funcionamento 24 horas

As lojas autônomas funcionam 24 horas por dia, o que é benéfico para os clientes e proprietários. Para os consumidores, isso é vantajoso porque eles poderão fazer compras no horário em que quiserem.

Se alguém sai muito cedo de casa para trabalhar, por exemplo, pode passar na loja do condomínio de madrugada, antes de seguir a sua rotina.

Para os empreendedores, o funcionamento 24 horas é interessante porque a loja nunca para de lucrar. Ela estará sempre recebendo clientes, que fazem compras e geram receita para o estabelecimento.

Segurança e higiene

A pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas passassem a se preocupar muito mais com as questões sanitárias, de segurança e higiene. Na loja autônoma os riscos de ser contaminado por vírus e bactérias é bem menor do que em um supermercado, por exemplo.

Além disso, o administrador do estabelecimento pode disponibilizar tapetes sanitizantes, displays com álcool em gel 70%, entre outros itens de higiene, para que os clientes se sintam mais seguros.

Como uma loja autônoma está relacionada com a evolução do varejo?

O varejo está evoluindo para um conceito conhecido como hiper conveniência. Trata-se de um termo que serve para denominar estabelecimentos em que os clientes compram os produtos que eles necessitam na hora, como alimentos e itens de higiene pessoal.

A hiper conveniência de varejo gera muita praticidade para os clientes, tendo em vista que é um modelo de negócio em que os produtos estão ali, muito próximos do cliente, para que eles possam comprar o que necessitam em qualquer momento.

Imagine, por exemplo, você que está fazendo um bolo e percebeu que está sem fermento na sua despensa. O que fazer em situações como essa? Jogar toda a receita fora não é uma opção!

Porém, se você morar em um condomínio que possui uma loja de conveniência autônoma, basta ir até o pátio de sua casa, entrar na loja autônoma e, em poucos minutos, comprar o item que necessita.

Rapidamente você volta para casa e pode concluir a sua receita de bolo. Tudo de forma muito ágil e prática, sem que seja necessário ir até um supermercado que fica longe. 

Não é necessário gastar gasolina ou perder tempo indo até o estabelecimento, enquanto os demais ingredientes da receita estão estragando e a pia ficou suja.

Esse é apenas um exemplo da hiper conveniência de varejo, que serve para mostrar como a loja autônoma está revolucionando o setor.

Não restam dúvidas que a loja autônoma é o varejo do futuro, não é mesmo? Para empreender nesse segmento é muito simples e o empreendedor tem a garantia de bons lucros, sem precisar de tanta dedicação ao projeto.

Saiba mais sobre isso em nosso artigo que fala sobre o modelo de franquia de loja autônoma, que pode ser tocado em meio período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami