Por um mundo cada vez mais autônomo

O mundo autônomo já é uma realidade em nosso cotidiano e a tendência é que cada vez mais as coisas sejam realizadas sem a intervenção humana. O que até poucos anos atrás parecia algo futurístico ou coisa de filme de ficção científica, agora faz parte do nosso dia a dia.

Uma matéria publicada no portal Mercado & Consumo traz dados interessantes, de uma pesquisa feita pela Gartner. De acordo com a publicação, cerca de 333 mil veículos com a condução semi-autônoma foram comercializados no decorrer de 2019.

Nos próximos anos, os carros autônomos devem se tornar uma realidade nas ruas. O Google é uma das gigantes da tecnologia que não está medindo esforços para que isso aconteça o mais breve possível.

Além do transporte, outras áreas, como as lojas de conveniência, tendem a, cada vez mais, se tornarem autônomas.

Mundo autônomo: as tendências e novidades para a nossa rotina

A seguir, apresentaremos as principais tendências e novidades que estão tornando o mundo cada vez mais autônomo. Confira e reflita sobre como isso afeta a rotina do nosso dia a dia.

Carros autônomos

Falamos anteriormente sobre os carros autônomos, que geralmente são a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas quando se fala em atividades feitas sem a interferência dos seres humanos.

Um relatório desenvolvido pela Statista, apresentado no evento Summit Mobilidade Urbana 2020, diz que até 2030, um em cada dez carros que circulam pelas ruas serão autônomos.

Esses veículos não precisam de um motorista, de uma pessoa que pegue no volante e os guie pelas ruas. Basta que o usuário acesse um painel, coloque o endereço em que deseja chegar e o carro o levará até o local, sem que seja necessário dar qualquer coordenada.

Pode até parecer estranho, mas se você parar para pensar, pode ser que uma criança que nasceu hoje não precise fazer uma carteira de motorista quando completar 18 anos. Até lá, os carros autônomos estarão fazendo parte do nosso cotidiano.

Aviões autônomos

Assim como o transporte rodoviário, as linhas aéreas também já estão fazendo testes para lançar novos produtos, que tornarão o nosso mundo autônomo.  De acordo com uma reportagem do Olhar Digital, a startup Xwing já realizou testes de decolagem autônoma em aviões.

A ideia é que, assim como os carros, os aviões não precisem de pilotos para fazer os voos. Segundo a publicação, a empresa já obteve o certificado Part 135 de transportadora aérea e deve iniciar operações de voos comerciais de carga nos próximos meses.

Você teria coragem de voar em um avião sem um piloto na cabine? É bom já começar a se acostumar com a ideia, porque isso será uma realidade nos próximos meses.

Assistentes virtuais

Saindo da área dos transportes e indo para o do atendimento, também temos mudanças no mundo autônomo que começamos a viver. Exemplo disso são as assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple.

Tratam-se de sistemas por comandos de voz que podem ser introduzidos em caixas de som e que ajudam o usuário em tarefas do dia a dia, como se fosse uma secretária, que fica ali para lembrar compromissos e obrigações.

A Alexa, por exemplo, consegue configurar alarmes para você lembrar quando precisa acordar ou cumprir algum compromisso. Ela também pode informar sobre a previsão do tempo, executar listas de músicas, falar sobre a situação do trânsito em determinado local etc.

As assistentes virtuais tornam o dia a dia das pessoas muito mais prático e autônomo. Você pode até não usar serviços do tipo ainda, mas é bem provável que se renderá as facilidades dos comandos de voz daqui a algum tempo.

Sistemas de irrigação

A agricultura é uma área que está sendo bastante impactada no novo mundo autônomo. Os sistemas de irrigação inteligentes são exemplos disso. 

Em grandes fazendas, já são implementados sistemas de irrigação inteligentes, que molham as plantações automaticamente quando identificam que o solo está seco, por exemplo. Assim, em períodos de chuva, em que os campos são molhados de forma natural, os agricultores podem economizar nas contas de água.

Lojas de conveniência autônoma

Sem dúvida, uma das novidades do mundo autônomo que mais está próxima da nossa realidade são as lojas de conveniência. No Brasil, a Onii é uma das pioneiras nesse segmento.

As lojas de conveniência autônoma podem funcionar em qualquer local, como empresas, escolas, faculdades, teatros, condomínios, coworkings etc. A ideia é que os espaços sirvam para atender a demandas específicas das pessoas que estiverem naquele local.

No caso da Onii, por exemplo, as lojas de conveniência autônoma funcionam até mesmo dentro de containers. O acesso aos espaços é feito por meio de um aplicativo, que o usuário precisa baixar no seu celular.

O app faz a leitura de um QR Code na maçaneta da loja, fazendo com que a porta se abra. Dentro da loja, não existem atendentes e é o próprio consumidor quem pega os produtos que deseja e faz o pagamento.

Isso também é feito com o aplicativo no celular! O usuário deve escanear os códigos de barras dos itens e colocá-los em um carrinho virtual. Ao término do processo, finaliza a compra e o pagamento é feito com um cartão de crédito cadastrado.

Gostou de saber mais sobre o mundo autônomo? Você está pronto para essas novidades que estão surgindo? Todas elas servem para deixar o nosso dia a dia muito mais prático e valem a pena serem experimentadas, conforme vamos tendo a oportunidade.

Assine a nossa newsletter para receber mais dicas e materiais interessantes sobre o universo autônomo, diretamente no seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami