Mercado autônomo em condomínios: quais as vantagens?

Cada vez mais os síndicos e os moradores de conjuntos habitacionais estão se convencendo sobre as vantagens de ter um mercado autônomo em condomínios. Afinal, quem não gostaria de ter um supermercado a poucos passos de casa?

É por isso que esse modelo do comércio varejista tem crescido muito nos últimos tempos, também tendo sido impulsionado pela pandemia da Covid-19. 

Quem pensa em empreender, portanto, tem aí uma grande oportunidade em mãos, oferecendo esse tipo de loja para os condomínios.

Entenda o que é um mercado autônomo em condomínios

O mercado autônomo em condomínios funciona como uma loja, localizada no pátio ou em áreas comuns dos prédios ou conjuntos habitacionais de casas. Inclusive, as lojas podem funcionar dentro de containers, sendo totalmente sustentáveis.

O mercado autônomo, como o próprio nome sugere, parte de uma premissa em que o cliente faz tudo sozinho, sem ser necessário ter funcionários para atendê-lo, em nenhum momento. O atendimento tem o suporte das novas tecnologias.

Para entrar no mercado, o cliente precisa baixar um aplicativo, que gera um QR Code. Ao aproximar esse código a um leitor disponível na fechadura, a porta abre. Lá dentro, o usuário escolhe os produtos que deseja comprar.

Depois disso, escanear os códigos de barras dos produtos por meio do aplicativo. Depois de escolher tudo o que precisa, basta finalizar a compra e fazer o pagamento via cartão de crédito cadastrado.

Conheça as principais vantagens do mercado autônomo em condomínios

A ideia de ter um mercado autônomo em condomínios é bastante inovadora. Além disso, ela gera diversas vantagens para a administração do espaço e para os moradores. Veja, a seguir, as principais!

Disponibilidade dos produtos 24 horas por dia

O mercado autônomo em condomínios garante que os moradores tenham acesso aos produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso é muito interessante, para que possam ser atendidas as demandas de última hora.

Sabe aqueles momentos em que você vai preparar uma receita e percebe que faltou um ingrediente? Quando isso acontecer, basta ir até à loja e fazer a compra, de forma prática e rápida, sem ter que ficar na mão ou ter que se deslocar até um supermercado.

Personalização dos produtos

O síndico e o administrador do mercado autônomo podem fazer pesquisas para entender melhor sobre o perfil de consumo dos moradores. A ideia é oferecer os produtos de forma personalizada, visando atender a todas as demandas levantadas.

Se for identificado que os moradores gostam de reunir os amigos e fazer churrasco no final de semana, por exemplo, o carvão é um item que não pode faltar na loja. Agora, se o diagnóstico for o de que o condomínio tem muitas crianças pequenas, talvez seja interessante disponibilizar fraldas para vender, por exemplo.

Esses são apenas alguns exemplos! Você pode montar o mercado autônomo em condomínios, de acordo com a realidade de cada conjunto habitacional.

Ambiente seguro e higiênico

A pandemia do novo coronavírus fez com que as pessoas se preocupassem mais com as questões relacionadas à segurança e à higiene. Mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento social, muitos consumidores ainda estão evitando ter que enfrentar filas em um supermercado, em que há uma grande circulação de pessoas, por exemplo.

O mercado autônomo em condomínios, nesse sentido, leva vantagem. Isso porque cada cliente entra sozinho no estabelecimento, sem fazer aglomerações. Além disso, podem ser instalados dispositivos com álcool em gel 70% e tapetes higienizadores.

Preços competitivos

Engana-se quem pensa que os preços praticados por um mercado autônomo em condomínios são muito caros. Pelo contrário, eles podem ser até mesmo mais em conta do que é visto nos grandes supermercados.

Isso se justifica porque é possível fazer parcerias com agricultores, cooperativas e empresas locais, que possam vender os itens por preços mais atrativos. Dessa forma, os clientes se sentirão ainda mais motivados a comprar na loja localizada no condomínio, já que também farão economia.

Valorização do condomínio

Os condomínios que investirem em um mercado autônomo também tendem a ser mais valorizados. Como há esse diferencial, as unidades tendem a ser mais procuradas por pessoas que buscam espaços para comprar ou alugar.

O diferencial, portanto, pode ser uma excelente estratégia para atrair mais moradores para o condomínio. Essa é mais uma justificativa para fazer esse investimento e conquistar resultados positivos.

Se você busca uma oportunidade para investir, apostar em mercado autônomo para condomínios pode ser um excelente negócio. Como você pode perceber, as vantagens que os moradores desses locais têm são muitas.

Você já conhecia esse modelo de negócio? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar alguma situação conosco? Sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami