Loja de conveniência autônoma: o novo modelo está dando o que falar

O bom empreendedor é aquele que consegue identificar as necessidades da sociedade e, dessa forma, buscar uma maneira de supri-las, por meio de um negócio. 

Foi assim que surgiu a loja de conveniência autônoma, um modelo que já é sucesso no exterior e agora chegou ao Brasil.

O novo modelo de negócio está dando o que falar e promete revolucionar a forma como as pessoas fazem compras em condomínios. 

Com esse tipo de loja, tudo é realizado de forma prática e rápida, sem que os clientes precisem passar horas em filas de supermercado ou tenham que esperar o comércio abrir, caso queiram comprar algo de madrugada, por exemplo.

Certamente você ainda ouvirá falar muito sobre loja de conveniência autônoma. Porém, se ainda não sabe do que se trata, não se preocupe! 

A seguir, apresentaremos essa novidade. Acompanhe!

Entenda o que é uma loja de conveniência autônoma

A loja de conveniência autônoma funciona a partir de um container ou outras estruturas, que são instaladas nos pátios ou áreas comuns dos condomínios ou empresas. 

Nelas podem ser vendidos produtos dos mais diversos tipos como doces, salgadinhos, alimentos congelados, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, itens de supermercado etc.

Os moradores dos condomínios, que contarem com uma loja de conveniência autônoma, poderão baixar um aplicativo, que gera um QR Code de acesso.

Por meio desse código, é possível destravar a porta da loja. Como não há vendedor ou qualquer pessoa para atender o público, o negócio pode funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Dentro da loja, o cliente escolhe os produtos que deseja comprar e escaneia o código de barras pelo aplicativo. Com o cartão de crédito previamente cadastrado no app, depois de finalizada a compra, é efetivado o pagamento.

Tudo isso de forma prática e rápida, sem interação com outras pessoas. É muita eficiência para os moradores dos condomínios. Tal modelo é inspirado nas lojas de conveniência Amazon Go, uma gigante varejista americana, que já é popular nos Estados Unidos e outros países.

No Brasil, a primeira loja do tipo foi inaugurada em dezembro de 2019, em um condomínio residencial com 240 casas, na cidade de São Carlos, em São Paulo. O interesse dos moradores foi imediato e 200 downloads do app foram realizados apenas na primeira semana do funcionamento do negócio.

Saiba quais são os benefícios desse modelo de negócio para o usuário

Para os clientes, a loja de conveniência autônoma traz diversos benefícios. Listamos alguns dos principais deles, para que você compreenda como essa ideia é um bom negócio para investir.

Funcionamento 24 horas por dia

As lojas de conveniência autônomas funcionam 24 horas por dia, independentemente se for final de semana ou feriado. Os produtos estarão sempre lá, à disposição dos clientes para serem comprados.

Se alguém precisar comprar um alimento de madrugada, por exemplo, poderá fazer isso. Tudo com praticidade e segurança, sem sair do condomínio em que reside.

Pagamento facilitado

O pagamento dos produtos disponíveis nas lojas de conveniência autônoma também é facilitado. O cartão de crédito dos clientes é cadastrado no aplicativo. De tal maneira, tudo é feito pelo celular.

Os códigos de barras dos produtos devem ser escaneados pelo usuário. Assim, eles vão para o carrinho de compras no app. 

Depois de finalizada a compra, automaticamente é feita a cobrança, no cartão cadastrado.

Pouco contato com pessoas

A pandemia do novo coronavírus fez com que as pessoas modificassem os seus hábitos. O distanciamento social é necessário para evitar a disseminação descontrolada do vírus e, por isso, sair menos de casa é uma recomendação das autoridades de saúde do mundo todo.

Com esse modelo de negócio, não é preciso ir a supermercados e ter contato com muitas pessoas. Nem mesmo para fazer o pagamento é necessário ter contato com um vendedor ou balconista. 

Tudo é realizado de forma autônoma, de modo que o processo é muito seguro e garante a saúde do cliente.

Veja por que vale a pena investir no licenciamento de uma loja de conveniência autônoma

Se você busca empreender e tem experiência com vendas, optar por ser o representante de uma loja de conveniência autônoma é boa ideia. 

Isso porque esse modelo de negócio tende a se popularizar em nosso país e está em constante crescimento.

Leia também: Tudo que um licenciado Onii precisa saber

Além de ser muito prático, ainda pesa a pandemia do coronavírus. Mesmo que as atividades já estejam sendo retomadas na maioria das cidades brasileiras, é fato que aconteceu uma mudança cultural nas pessoas.

Os consumidores demorarão para retornar 100% às ruas. 

Além disso, a praticidade e o uso da tecnologia, que foram descobertos pela maioria das pessoas no período de quarentena, seguirão sendo usados, mesmo quando a disseminação do vírus for totalmente controlada.

Por isso, se tornar um representante desse modelo de negócio inovador é uma ideia interessante e pode ser uma excelente oportunidade para você, que busca empreender. 

A Onii é pioneira nessa área e busca parceiros para representar o formato de loja de conveniência autônoma em todo o Brasil.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas tenham acesso a essa grande novidade, que chegou para revolucionar o mercado.

Se você preferir, também pode entrar em contato com a gente para saber mais informações sobre esse novo modelo de negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami